segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A importância da brincadeira



Atualmente, no mundo cada vez mais globalizado e informatizado, as brincadeiras tradicionais vêm perdendo espaço no cotexto social. Hoje elas tem outros tipos de brinquedos, tal como o computador, iPhone, iPad, no entanto, não podemos perder a essência dos brinquedos e brincadeiras tradicionais, pois além de fazerem parte da cultura da infância, desenvolvem as formas de convivência social e podem estimular a criatividade, a coordenação motora, a imaginação e concentração, contribuindo assim, para o desenvolvimento da criança, pois a brincadeira é uma linguagem da criança e um caminho para a aprendizagem.

Therezita, no livro “De volta ao quintal mágico” (BUITONI, 2006), afirma que as crianças devem brincar com coisas simples, não com brinquedos comprados, elas “precisam interagir com brinquedos de preferência bem simples, para que possam inventar a seu gosto as funções.” (p. 129)
É fundamental garantir às crianças na escola momentos e materiais que possibilitem o exercício do brincar, pois segundo Butoni (2006) “a escola é lugar de brincar” (p. 128) e de fazer arte. É necessário, segundo Anjos (2012),

chamar a atenção para o fato de que a Arte é tão  importante quanto as demais áreas do conhecimento e, para tanto, ela precisa ser considerada como elemento fundamental de uma proposta de formação integral da criança. (p. 21)


Pretendemos envolver brincadeira e arte, pois acreditamos que ambas são formas de expressão da criança que precisam ser valorizadas no contexto educacional da criança. Promoveremos momentos e espaço para que elas possam brincar, correr, pular, fazer arte, explorar suas habilidades e conhecer mais de sua cultura através das brincadeiras tradicionais, pois segundo Melo (2012),

o brincar proporciona às crianças o seu desenvolvimento geral e de suas habilidades e aptidões cognitivas necessárias para a aprendizagem. O brincar é visto como uma atividade natural espontânea da criança, importante para que ela entenda e conheça o mundo a sua volta, tornando-se um ser humano mais ativo, criativo e feliz.



            Podemos perceber que brincadeira é coisa séria e deve ser valorizada pelas instituições e professores da educação infantil, pois a brincadeira deve ser a principal proposta do currículo da educação infantil, mas nem sempre isso acontece, a brincadeira acaba sendo vista como elemento secundário nas instituições, tendo espaço apenas no momento do recreio, pois acredita-se que a brincadeira não tem valor pedagógico, no entanto, é brincando que as crianças aprendem.

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