quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Brincadeiras Tradicionais
Quem nunca jogou amarelinha ou queimada, brincou de roda ou pulou corda? Essas brincadeiras tradicionais, além de exercitar o corpo, auxiliam o desenvolvimento psicomotor dos pequenos.
Estimular esses jogos entre as crianças é uma boa medida para afastá-las um pouco das atividades sedentárias, como ver TV ou ficar em frente ao computador. E são ótimas opções para proporcionar a alegria de se divertir na companhia de outras pessoas, sejam elas os amiguinhos ou os próprios pais.
Segundo a psicóloga Valéria Sapienza, especialista em recreação infantil, as brincadeiras tradicionais propõem metas e regras no convívio social, desenvolvem a atenção e a disciplina e, o que é melhor, sempre com muito prazer para as crianças.
As brincadeiras podem ser adaptadas para qualquer ambiente, interno ou externo, e variar de acordo com a idade das crianças. “Basta um pouquinho de criatividade e disposição para transformar um giz, uma bola ou uma corda em uma grande diversão”, afirma a psicóloga.
Assista ao vídeo abaixo e deixe seu comentário.


2 comentários:

  1. Quando criança adorava pular amarelinha!!! Riscava a calçada de casa com uma pedra ou giz e junto com minhas vizinhas brincávamos bastante. Era muito divertido!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós adultos não devemos deixar as brincadeiras tradicionais serem esquecidas, precisamos ensiná-las a nossos filhos, irmãos, primos, alunos, a todas as crianças,eu e minha prima todos os anos nas férias escolares organizamos uma colônia de férias na chácara da família e levamos os nossos primos menores e ficamos por uma semana ensinando e brincando com eles das diversas brincadeiras tradicionais, para que eles passem a brincar e gostar dessas brincadeiras.

    ResponderExcluir