quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vamos pular!



Quem passou pela infância sem brincar de pular corda deixou de experimentar uma brincadeira muito divertida. Já quem brincou, não esquece mais. Segundo Maria das Graças Brandão Soares, historiadora e autora do livro Brincadeiras do Tempo da Vovozinha, a origem da brincadeira é bem remota, sabe-se apenas que é praticada em todos os cantos do mundo.
A neuroeducadora e coautora do livro Virando o Jogo da Educação, Cândida Maria de Cavalcanti Soares, afirma que pular corda é uma atividade muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois “exige muita coordenação, força nas pernas e coragem, quando se quer entrar para pular com a corda já girando”. Ela ainda acrescenta que a brincadeira incentiva o canto e favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e, sobretudo, estimula o trabalho da memória e do foco de atenção.
Ana Mota, coordenadora de Educação Física do Colégio Magister, de São Paulo (SP), acrescenta que a brincadeira contribui para a assimilação de ritmo e orientação temporal e espacial, além do equilíbrio. Confira algumas brincadeiras propostas por Ana Mota que você pode fazer com as crianças para que elas se familiarizem com o brinquedo antes de iniciar a atividade de pular cantando.

Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário